clube

logo seguranet   logodgidcIAVE

Programa de Ocupação de Tempos Livres

Face à necessidade de assegurar a ocupação plena dos alunos, durante o seu horário letivo, decidimos no âmbito da organização do ano letivo 2011/2012, desenvolver um Programa de Ocupação dos Tempos Livres – POTL.

Neste sentido, depois de fazer o levantamento das necessidades e dos recursos disponíveis, decidiu-se que:

• No pré-escolar, a ocupação das crianças está assegurada pelas Componente de Apoio à Família, coordenada pedagogicamente pelas educadoras de infância.
  • No 1º ciclo, a ocupação será feita pelas AEC e pelo apoio ao estudo. Aquelas são da responsabilidade da autarquia em parceria com o Agrupamento e supervisão pelos professores titulares de turma. Nestes níveis de ensino, no caso de faltar o titular de grupo/turma, o serviço letivo será assegurado pelos docentes que se encontram no apoio educativo.
  • Nos 2º e 3º ciclos a ocupação dos tempos livres será feita através de salas de estudo (SE), ateliers (ATL), clubes (CLU) e atividades do desporto escolar (DE). Estas atividades têm objetivos definidos e um horário de funcionamento distribuído o mais possível por todos os dias da semana.
  • No ensino secundário a ocupação dos tempos livres será feita preferencialmente através de salas de estudo (SE).

A sala de estudo cobre todo o horário de funcionamento das atividades letivas, por forma a dar resposta à falta de aulas por ausência dos docentes.

Para uma informação mais detalhada deve consultar o seguinte ficheiro (pdf):

Programa de Ocupação de Tempos Livres

Filter file list: