Uma escola ideal, que sirva para todos não existe. Cada família tem os seus valores e, cada criança, a sua personalidade.
Há muitos aspetos a considerar para que tudo funcione da melhor maneira possível e em articulação.
A escola como edifício (aspeto estético, distribuição de espaços de trabalho e de lazer, conforto), os recursos humanos (auxiliares, professores) com personalidade, sensibilidade variáveis, formação, conhecimentos de primeiros socorros e, não menos importantes, os encarregados de educação.
Todos são importantes. "Há pessoas que de uma pedreira podem fazer um castelo e ou¬tras que de um palácio, uma ruína..."
Os professores do 1º ciclo têm o enorme desafio de iniciar as crianças nas aprendizagens formais e de tornar a sala de aula num local ameno e estimulante ao mesmo tempo. Os outros, de prolongar a sede pela aprendizagem.
Se calhar contamos pelos dedos das mãos os professores que realmente nos marcaram na nossa vida. Pela sua maneira de ser e de estar e não tanto pela sua capacidade pedagógica, por certo...
Aparentemente, a magia e o gosto pela escola vão-se desvanecendo ao longo dos anos. O encanto de aprender, em função de uma busca de um tal de sucesso (de definição incerta), de um desempenho de excelência, vai-se perdendo.
A escola da experiência é a mais educativa. Aristóteles dizia: "é fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer...".
Há estudos que referem que as crianças que são mais ativas na sua aprendizagem e que se envolvem, têm melhores resultados do que os alunos mais passivos e somente recetores de informação. Nesta lógica, os alunos que estudam, por exemplo Matemática, pela visualização de exercícios resolvidos irão certamente ter mais dificuldades do que alunos que os pratiquem com frequência.
Muitos pais recorrem a explicações. Será que a dificuldade é assim tão elevada? Ou será porque, provavelmente, não enraizaram mecanismos de base que, sem consolidação, encravam os processos em anos posteriores?
Há alunos com notas altas às disciplinas de caráter mais teórico e dificuldades nas mais práticas como Educação física ou Expressão plástica/artística. Lamentavelmente não costumam fazer parte da preocupação parenteral, sendo desvalorizadas.
Há muitas atividades que podem atrair o seu interesse como os vários clubes, o des¬porto escolar que poderão ser uma ferramenta de aproximação a professores, a colegas de outras turmas (de diferente faixa etária inclusive), à escola. Têm assim oportunidade de escolher, voluntariamente, algo do seu agrado.
Resumindo,
Para ser um BOM encarregado de educação:
Para ser um BOM aluno:
Alguns CONSELHOS para estudar:
2ª ETAPA-Da reprodução da informação (40% do tempo)
3ª ETAPA-Do reforço com exercícios (45% do tempo)
Saber estudar implica saber parar e descansar
https://www.facebook.com/associacaopais.vilarformoso?fref=ts
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALMEIDA
161500
Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias 345799 |
Escola Básica e Secundária de Vilar Formoso 346378 |
Av. Prof. Dr. José Pinto Peixoto 6350-228 Almeida |
Rua das Telecomunicações
6355-337 Vilar Formoso |
Telefone: 271574112 | Telefone: 271513234 |
Fax: 271574709 | Fax: 271512726 |