clube

logo seguranet   logodgidcIAVE

Nos distantes anos cinquenta era quase impossível a educação e instrução da juventude para além da Escola Primária: o Liceu ficava longe e os meios de comunicação eram exíguos.

Tendo por objectivo mitigar este problema começou a surgir em todo o país um movimento a favor do ensino particular, algum favorecido pela Igreja e, a maior parte, por bairristas. Contrariando o cepticismo de muitos, um grupo de pioneiros, contando com o empenhamento dos Padres Bernardo e Álvaro Terreiro, do Dr. José Casimiro Matias, do Solicitador José Ruivo Lourenço e do falecido Padre Manuel Gomes, na fase inicial e numa parte posterior com o Professor Alberto Vilhena, possibilitaram a frequência, cada vez mais dilatada, da escolaridade, para além do ensino primário em Almeida.

Em Outubro de 1959, o tão ansiado Colégio começou a funcionar, sendo o seu patrono um dos mais ilustres filhos de Almeida, Frei Bernardo de Brito.

Decorridos trinta e dois anos e acompanhando a evolução do ensino em Portugal, o Externato Frei Bernardo de Brito, passou definitivamente a integrar a rede nacional do ensino público, sendo, neste momento, o seu patrono o Dr. José Casimiro Matias, em homenagem a uma das figuras mais indefectíveis de Almeida.

Esta situação provocou um aumento considerável no número de alunos, tornando as condições físicas e materiais mais escassas, não correspondendo às exigências do ensino actual. Em Setembro de 1998, estas dificuldades foram colmatadas com a transferência da Escola para novas instalações situadas no lugar da Raposeira.

É importante referir que a nossa escola, além de ser frequentada por alunos das diferentes freguesias do Concelho de Almeida, ainda abre as suas portas a alguns alunos do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, mais concretamente às freguesias de Reigada, Cinco Vilas e Vermiosa. O motivo que justifica este facto é a estreita afinidade com o Concelho de Almeida, que remonta dos tempos do Externato Frei Bernardo de Brito.

Astuto

astuto1