Office 365

office1

Ligações Internas

moodle

clube

   netaventuras new

Ligações Externas

   logo seguranet   logodgidcIAVE

GuardaRaia4

 

Escola Básica e Secundária de Vilar Formoso

Foi no dia 7 de Outubro de 1965, que tudo começou, a actual Escola E. B. 2,3/S de Vilar Formoso tem a sua origem no Externato Liceal de Vilar Formoso fundado pelo Sr. Padre Ezequiel Augusto Marcos.  

No ano lectivo de 1965/66, o 1.° ano lectivo, com cerca de 60 alunos, começaram as actividades lectivas nas instalações do Centro de Assistência Social (actual Centro de Assistência Social Infantil), e foi aí que durante dois anos lectivos funcionaram provisoriamente, primeiro a admissão ao Liceu e o 1.° ano do Curso Liceal, e sucessivamente, o 2.° e 3.° anos do mesmo Curso.

Contudo, foi também, em 1965 que começou a construção de um edifício com o fim de "instalar" em melhores condições os alunos. E o terreno em que foi construído o edifício, foi concedido por José Júlio Balcão, ex. Presidente da Câmara de Almeida e chefe da Alfândega de Vilar Formoso. A rua onde se localizava esse terreno, chama-se actualmente, Rua do Externato. Posteriormente, o edifício sofreu algumas alterações, tendo sido construídas algumas salas e a cantina.

A localização do Externato numa zona pouco urbanizada, causou o desenvolvimento urbano, na medida em que originou a construção de muitas habitações.

O Externato chegou a ter cerca de 700 alunos, e aos poucos alargou níveis de escolaridade aos 10.º e 11.º anos em 1978/79, e em 1984/85 ao 12.º ano. Foi a primeira escola portuguesa escolhida para participar numa Cimeira, da então chamada CEE, com os seus 12 países, no ano de 1988, na célebre cidade da porcelana francesa, Limoges.

Ainda em 1988, Ano Internacional do Turismo, foi atribuído o primeiro prémio, a nível nacional, a uma aluna da escola com um trabalho ilustrado por um filme sobre o património cultural da região, intitulado "Castelos de Riba- Côa".

No ano de 1990 voltou a participar numa Cimeira da CEE, em Bolonha. E um ano mais tarde, participou noutra Cimeira, em Antuérpia, com os 15 países da então CEE. Nesta cimeira distinguiu-se por ter dado a conhecer breves amostras do território português, como a música, a dança, o artesanato (objectos de vime, de cobre e bordados), jogos tradicionais, além de um filme retratando tradições.

Destas Cimeiras, resultou um estreito convívio entre os 15 países da CEE e alguns intercâmbios.

Graças ao Director, o Externato teve sempre acesso ao teatro, tendo sido representadas quase todas as peças de Bernardo Santareno, algumas de Gil Vicente e de Bertold Brecht.

Todas as semanas ou quinzenalmente, o Clube de Cinema passava filmes para a comunidade escolar, de que são exemplo, filmes franceses da Nova Vaga (realizados por Truffaut, Godard e Chabrol), filmes italianos (realizados por Visconti, Pasollini, e outros), e também alguns filmes de Hitchcock e de Spielberg.

Os filmes eram seguidos de debates.

Todos os anos, enquanto Externato, no dia 2 de Fevereiro, aniversário do Director, a comunidade escolar homenageava-o com dois dias de festa. Para a organização da festa, eram nomeados todos os anos, grupos de alunos.

É necessário salientar a importância deste Externato para a população, na medida em que deu a oportunidade a muitos jovens sem recursos, de ter acesso à alfabetização, logo muita gente não teria acesso à cultura sem este Externato. E durante cerca de 30 anos, este estabelecimento garantiu a escolaridade a muitos jovens e crianças de Vilar Formoso e, das aldeias mais próximas. É de louvar a dedicação e trabalho. dispensados pelo Director, a este estabelecimento.

Graças a este estabelecimento, muitos jovens sem recursos tiveram acesso à cultura e, têm um futuro risonho, sendo alguns deles professores universitários e reitores de Universidades e, tendo grande destaque nas mais várias áreas.

O Externato recebeu a visita de muita gente influente de que são exemplo Agustina Bessa Luís, Catedráticos de Salamanca e vários escritores espanhóis.

No entanto, este estabelecimento foi adquirido pelo Ministério da Educação, e as actividades lectivas da Escola E. B. 2,3 de Vilar Formoso iniciam-se no ano lectivo de 1993/94. Mas apesar disso, a mudança para estabelecimento oficial esteve a cargo de uma Comissão Instaladora, que esteve em funções até ao lectivo de 1995/96.

E foi neste ano lectivo que se realizou pela primeira vez um acto eleitoral, no dia 22 de Maio de 1996, de modo a eleger o primeiro Conselho Directivo.

No ano lectivo de 1997/98, dia 22 de Maio de 1998, realizou-se um novo acto eleitoral, para a Comissão Executiva Instaladora, por um ano lectivo, com a finalidade de instalar o novo modelo de gestão, segundo o Dec.- Lei n.º 115- A/98.

Novas eleições, no dia 16 de Junho de 1999, definiram a escolha do primeiro Conselho Executivo, de acordo com o novo regime de autonomia das escolas.

Desde 1993/94 a Escola tem desenvolvido várias actividades no seu Plano Anual, e participou em vários projectos.

No ano lectivo 1995/96, uma aluna da Escola foi premiada no Concurso Nacional "Aristides Sousa Mendes, um herói português do séc. XX".

Nos anos lectivos 1996/97 e 1997/98, a Escola participou no Projecto Educativo Europeu "Comenios", que envolveu estabelecimentos de ensino espanhóis e franceses, neste espírito de uma Europa sem fronteiras.

No ano lectivo 2000/01, uma aluna foi premiada com uma visita a Estrasburgo (Parlamento Europeu) no Concurso sobre Cidadania, promovido pelo Governo Civil da Guarda, em torno do funcionamento do poder local.

No ano lectivo 2001/02, as actividades lectivas da actual Escola E. B. 2,3/S de Vilar Formoso, iniciaram-se num novo edifício com muito melhores condições, e que responde a todas as nossas necessidades. Esse edifício localiza-se na Rua das Telecomunicações.



Trabalho realizado por: Maria Raquel Andrade Godinho

distinguida com o segundo prémio do concurso

"A descoberta da nossa escola"

Astuto

astuto1

Bibliotecas

LOGO BE_2

merito

teaser

girassoLer.net

 

 

almeida ler

Ler+ para quê ?

descubra aqui:

lerpara 2

Projeto Ler+ jovem

LERGIF8

 

 

Contactos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALMEIDA

161500

Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias   

345799 

Escola Básica e Secundária de Vilar Formoso   

346378

Av. Prof. Dr. José Pinto Peixoto

6350-228  Almeida

Rua das Telecomunicações

6355-337  Vilar Formoso 

Telefone: 271574112   Telefone: 271513234
Fax: 271574709  Fax: 271512726