Dia do Diploma

Dia do DiplomaA comemoração do “Dia do diploma” decorreu no pavilhão de S. Pedro do Rio Seco, terra natal de Eduardo Lourenço, um grande pensador português, homenageado no dia 6 de Agosto de 2011, neste preciso local.

Também ele enfrentou dificuldades ao longo do seu percurso de aprendizagem, mas não desistiu e acreditou sempre que a educação é o único meio possível de alcançar o sucesso.

A responsabilidade de educar é tão difícil que importa que seja partilhada pelos pais, pelos professores, pelo pessoal não docente, pelos alunos, pela comunidade educativa em geral e pelo próprio poder local. No entanto, a verdade é que nem os professores nem os pais mais dedicados, nem as melhores escolas do mundo são capazes do que quer que seja se os alunos não assumirem as suas responsabilidades.

A base desse sucesso está no estudo, seja qual for o destino que cada qual pretenda dar às suas vidas. Do esforço e do sucesso dos alunos depende o progresso do nosso concelho e do próprio País.

Precisamos que todos desenvolvam os seus talentos, competências e intelectos para ajudarem a resolver os nossos problemas mais difíceis.

Somos tão capazes quanto os outros, basta que queiramos. São inúmeros os talentos do nosso agrupamento e do nosso concelho dos quais nos orgulhamos muito, no âmbito da música, do desporto, da pintura, etc. São muitos os premiados. Afinal, somos capazes! Orgulhemo-nos das nossas origens e acreditemos nas nossas capacidades e, desta forma, com o apoio e empenhamento de todos faremos notar a nossa presença. Muitos alunos passam por muitas dificuldades o que lhes dificulta a tarefa de se concentrarem nos estudos, pelo que nem sempre é fácil ter bons resultados na escola. Mas, apesar de todas as dificuldades familiares, apesar das circunstâncias da vida de cada um, isso não é desculpa para não fazerem os trabalhos de casa ou para terem uma postura incorreta na escola. Não é desculpa para faltarem ao respeito a quem quer que seja, para faltarem às aulas ou para desistirem de estudar. Não é desculpa para não estudarem, porque todos são capazes, basta quererem e acreditarem.

Parabéns a todos os alunos que concluíram o ensino secundário no agrupamento de escolas de Almeida e, por isso, receberam o diploma. Não desistiram e foram capazes.

Afinal, somos capazes!

Galeria de Fotos aqui