Ruta Quetzal

rutaA Ruta Quetzal BBVA é um programa, cujo mecenas é o banco espanhol Bilbao Viscaya, que tem como objectivo agrupar jovens entre 16 e 17 anos da Comunidade Iberoamericana, incluindo Brasil e Portugal.

A Ruta quetzal BBVA consiste numa viagem onde se misturam cultura e aventura. Mas, a Ruta Quetzal BBVA é sobretudo uma experiência formativa na qual os participantes ampliam os seus conhecimentos, desenvolvem um espírito de cooperação internacional com o objectivo de criar uma nova escala de valores.

O processo de selecção dos candidatos é rigoroso. São critérios de selecção os resultados escolares em geral e em particular em Língua Espanhola. Para além disso é exigida a elaboração de um trabalho de investigação sobre o tema da expedição.

Na XXVII edição da Ruta Quetzal BBVA – 2012 - a aluna, Ana Sofia Martins do 10ºA da Escola EB 2,3/S Dr José Casimiro Matias de Almeida participou com um trabalho em Língua Espanhola subordinado ao tema “La Real Expedición Botánica del Nuevo Reyno de Granada”, Colombia y España e sagrou-se vencedora para o único lugar atribuído a Portugal.

Participar neste programa Ruta Quetzal BBVA exige um determinado perfil: capacidade de trabalho, determinação, criatividade, espírito ousado e aventureiro, características que a Ana Sofia reúne e com todo o mérito alcançou uma classificação de 5 (escala 1 a 5).

Expressamos aqui os nossos Parabéns à Ana Sofia e estamos convictas que vai viver intensamente a sua “Ruta”, a viagem à Colômbia e Espanha no próximo mês de Junho, representando o Agrupamento de Escolas de Almeida e o nome de Portugal.

Desde já lançamos o desafio aos alunos para futuras edições da Ruta Quetzal BBVA, recordando que na edição de 2010 a aluna Laura Ribeiro do 12º ano da Escola EB 2,3/S de Vilar Formoso, também, venceu e fez uma memorável viagem ao México.

Liga-te à Ruta em: http://www.rutaquetzalbbva.com

As professoras Manuela Filipe e Isabel Magalhães