Acampamento Selvagem

selvagem

Decorreu nos dias 6 e 7 de Junho, o acampamento selvagem, que envolveu cerca de 70 alunos do Agrupamento de Escolas de Almeida. No primeiro dia, no período da manhã os alunos procederam à sua instalação no Vale d'Aivão, na freguesia de Freineda. Após o almoço, decorreram actividades diversas, nomeadamente observação da flora e fauna do vale, conduzida pelo experiente Fernando Romão e Sofia Romão; oficina de fornos solares, oficina de cultivo de cogumelos em borras de café realizada pelo Eng. Marco Ferraz, oficina de relógio solar, oficina orientação dos pontos cardeais com o relógio de pulso, realizada pelo prof. Filipe Costa. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de se divertirem passeando com a "carriça" e o "manjerico", os burros que nos acompanharam durante o acampamento.

No final da tarde fizemos o lançamento da Cápsula do Tempo, onde foram enterradas recordações de todo o agrupamento, da freguesia de Freineda, dos alunos, professores e elementos da comunidade educativa que quiseram participar. A Cápsula do tempo será aberta no dia 5 de Junho de 2033, pela comissão de alunos responsáveis.

Realizou-se uma caminhada diurna, até à Santa Eufémia (na Freineda), onde jantamos descansamos, e partimos novamente em caminhada nocturna por percursos novos, lanternas ligadas e muita boa disposição.

Após o desgaste do jantar nada melhor do que um grelhado e convívio entre todos, aquecido por fogueiras e sempre com o olhar atento dos professores.

Ao outro dia fomos premiados com a frescura da chuva, em períodos curtos, que não impediu a realização da oficina de compostagem, realizada pelo engº Marco Ferraz, a desmontagem das tendas, recolha do lixo, e realização da actividade à descoberta do Vale D´Aivão. No final da manhã fomos almoçar com toda a comunidade escolar, que se encontravam na Santa Eufémia (Freineda). Foram dois dias em que houve um enriquecimento pedagógico e pessoal que contribuiu para o crescimento individual e pessoal de todos os envolvidos.

selvagem 2selvagem 4.

selvagem 3