Office 365

office1

Ligações Internas

cg

netaventuras new

 

Ligações Externas

   logo seguranet   dgidcIAVE

GuardaRaia4

 

Regulamento Interno

Novo portal do agrupamento

 

prtl

Parlamento dos jovens_2021

Agrupamento de Escolas de Almeida na Assembleia da República

Parlamento dos Jovens

 

   Decorreu, nos passados dias 9 e 10 de maio a sessão nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República. O círculo eleitoral da Guarda, esteve representado pelo Agrupamento de Escolas de Almeida e pela Escola Básica nº2 de Manteigas. Como jovens deputados eleitos, pelo nosso agrupamento apresentaram-se os alunos Juliana Ferreira e Guilherme Costa. Sendo o jornalista, credenciado para o efeito, o aluno, Guilherme Fernandes.

   Após uma viagem longa e matutina (as assimetrias regionais fazem-se sentir ainda mais nestas circunstâncias!) o momento pelo qual os jovens do nosso agrupamento trabalharam ao longo do ano, chegava finalmente! Aguardava-nos uma receção calorosa “na casa da democracia” tendo tido os trabalhos início com a integração do círculo eleitoral da Guarda, na 1ªComissão. Os trabalhos foram orientados pelas senhoras deputadas Rosa Venâncio (PS) e Rita Matias (CH) tendo o nosso projeto obtido 14 votos contra os 15 obtidos pelo Círculo Eleitoral da Madeira. De salientar, outro momento alto do dia, proporcionado pela “Lisbon Film Orchestra” que permitiu aos presentes, viver momentos de verdadeira união e harmonia.

   A sessão de abertura do dia seguinte, na sala do Senado contou com a presença e intervenções dos senhores: Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva; do Ministro da Educação, João Costa e da senhora Vice-Presidente da Comissão da Educação e da Ciência, deputada Carla Castro. Em continuação, os porta-vozes colocaram uma questão, aos diferentes deputados presentes (representantes de diferentes grupos parlamentares) tendo o senhor deputado Rui Rocha (IL) respondido à questão colocada pela porta-voz, do Círculo Eleitoral da Guarda: “Fazendo uma ponte entre a atualidade, Guerra na Ucrânia, e a problemática das Fake News, como é que nestas circunstâncias se combatem as mesmas?”

Os trabalhos continuaram e, procedeu-se ao debate na especialidade, para discussão do projeto de recomendação final. Na sessão de encerramento, destacamos a presença da senhora professora Julieta Sampaio, fundadora da iniciativa do Parlamento dos Jovens, que conta com a sua vigésima quinta edição.

O desafio lançado aos alunos (e a nós próprios) excedeu as tímidas expectativas iniciais. Destacamos como fatores essenciais para o sucesso desta iniciativa: o rigor na aquisição de diferentes e variados conhecimentos, a curiosidade, o espírito de grupo (e de entre ajuda), o altruísmo da porta-voz do grupo e a relação de amizade estabelecida. Tal como se defendia na Grécia Antiga, esse exemplo de participação cívica – pesem embora as suas limitações – é fundamental que cada um, de forma consciente e responsável, tenha um papel ativo no “devir atual”.

Uma palavra de agradecimento a todos os que nos acompanharam nesta iniciativa.

 

d5e25bcc-aca7-4709-9f04-b4522ee57cb6

3.ª Edição do Festival de Ciência do Vale do Côa em Pinhel

 

No passado dia 26 de fevereiro de 2022, os alunos do 3.ºB e 7.ºB do Agrupamento de Escolas de Almeida, estiveram presentes na 3.ª Edição do Festival de Ciência do Vale do Côa, em Pinhel.

           Ao longo da tarde, os alunos tiveram a oportunidade de participar em workshops, palestras, oficinas, demonstrações e sessões de filmes “pro-jetos a 360 graus”. Atividades estas, que faziam parte de um vasto programa, dinamizado pela Rede de Centros de Ciência Viva, tiveram lugar na Casa da Cultura e contaram com a participação de cerca de 100 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Almeida, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Foz Côa e Torre de Moncorvo.

            Deste modo, o objetivo central foi promover e incutir o gosto pela Ciência e por uma Ciência cada vez mais cidadã.    As atividades propostas foram revestidas de caráter prático e experimental, ajudando os alunos a compreender e a interiorizar os conceitos trabalhados, no decorrer do ano letivo, bem como, proporcionar-lhes momentos para desenvolverem saberes e competências que lhes permitam tomar decisões e agir de forma sensível e responsável no que se refere aos assuntos ambientais e de cidadania ativa.

Foi uma tarde cheia de alegria e de muita descoberta... Deixamos aqui alguns momentos.

 

A equipa do CCVnE AE de Almeida

 

foto1

BEM-ESTAR ANIMAL 2022

BEM-ESTAR ANIMAL

No âmbito do Projeto de Autonomia Curricular (PAC), os alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Almeida, organizaram no dia 31 de Maio de 2022 uma palestra sobre Bem-estar animal, tendo sido convidada como oradora a Médica Veterinária Drª. Manuela Soares que exerce a sua atividade em Vilar Formoso, tendo estado presentes nesta atividade todos os alunos do Ensino Secundário deste agrupamento.

A Drª. Manuela Soares apresentou de uma forma sucinta a evolução do conceito de Bem-estar animal e tentou desmistificar ideias pré-concebidas sobre este tema. Abordou também a sua profissão, motivando os alunos a estudarem para mais tarde poderem exercê-la. Apresentou ainda os diferentes parâmetros que avalia quando um animal vai à sua consulta.

Para além desta palestra os alunos realizaram um Prezi sobre doenças que afetam diferentes animais, https://prezi.com/view/16I4L8xjxUnr7PnCWhpj/.

foto palestra1

Encontro Diocesano de Alunos de EMRC 2022

Participação do Agrupamento de Escolas de Almeida no XXIII Encontro Diocesano de Alunos de EMRC

Cantar, dançar e muito mais!!!!

Na semana passada, dia 03 de maio, no nosso Agrupamento, os corredores de Vilar Formoso e de Almeida estiveram menos agitados. A justificação para esta situação pouco usual é que levamos a nossa boa disposição para Pinhel, para participar no XXIII Encontro Diocesano de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

O tema do encontro foi “Desafia-te a ser o rosto da alegria” e nós também quisemos ser parte dos sorrisos! Os alunos inscritos em EMRC do 5ªA, do 5ºB, do 5ºC, do 6ºA e do 6ªB puderam passar o dia com alunos de outros agrupamentos e aproveitar de todas as atividades propostas: insufláveis, demonstrações de Falcoaria e de cinotécnica da GNR, jogos tradicionais, robótica, animação musical, teatro de rua, zumba e visita à Casa da Cultura.

O regresso aconteceu com novas amizades feitas!

Aguardamos pelo próximo encontro!

António Filipe, Cristina Martins (CLCSVF) Paulo Adriano e Sofia Jorge

WhatsApp Image 2022-05-03 at 18.30.26


GIAE online

giaeonline-1

Bibliotecas

LOGO BE_2

merito

teaser

girassoLer.net

 

 

almeida ler

Ler+ para quê ?

descubra aqui:

lerpara 2

Projeto Ler+ jovem

LERGIF8

 

 

Contactos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALMEIDA

161500

Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias   

345799 

Escola Básica e Secundária de Vilar Formoso   

346378

Av. Prof. Dr. José Pinto Peixoto

6350-228  Almeida

Rua das Telecomunicações

6355-337  Vilar Formoso 

Telefone: 271574112   Telefone: 271513234
Fax: 271574709  Fax: 271512726